}

terça-feira, 9 de junho de 2015

[RESENHA] Por que eu? - Sinélia Peixoto




Por que Eu- Sinélia Peixoto



Narrado em primeira pessoa, o livro Por que eu? conta a história de Elizabeth, uma mulher forte, batalhadora e independente que aos 28 anos resolve mudar sua vida. Em uma viagem de Ano Novo com as amigas, Beth conhece Antônio, um advogado lindo e bem sucedido. Beth descobre que moram na mesma cidade e acabam ficando juntos durante a viagem mas ela nunca imaginaria que aquilo fosse durar, não imaginava que Antônio tinha se apaixonado por ela naquele lugar e que iria querer mais do que somente uma viagem. Antônio quer apenas amá-la e ajudá-la nas decisões profissionais, e construir uma família com ela. Elizabeth se apaixona, mas tem medo e insegurança, porém, acaba aceitando o pedido de casamento desse homem maravilhoso e decide ser feliz.

“A vida que você vive é sua declaração, é quem você é,o que você acredita. Suas escolhas o definem, a partir delas você decide o que quer ser, escolha!”

Beth é uma mulher normal, com uns quilinhos a mais e Antônio um homem alto, de olhos verdes e lindo! Beth se pergunta “por que eu?”, “por que esse homem me escolheu?”. A personagem precisa enfrentar seus medos, suas neuroses, abandona seu emprego para estudar e depois para se dedicar à sua família. 

“Decido que o melhor é respirar fundo e enfrentar o dia. Tomo meu banho e me arrumo para ir trabalhar. Tenho que enfrentar aquele serviço chato onde todos passam, mal falam comigo e quando falam só reclamam. Por que não nasci rica?, me pergunto mais uma vez.”

Por que eu? É o primeiro livro da trilogia do eu, um livro cheio de reflexões sobre a vida, o casamento, trabalho e principalmente o amor. Como a própria personagem diz, ela adora filosofar e o leitor acaba entrando nessa onda de filosofias e reflexões sobre diversos assuntos cotidianos que permite ao leitor também “filosofar” sobre sua própria vida através da identificação com as personagens.

O livro possui uma linguagem muito leve, verdadeira. As cenas são bem construídas. Fica muito fácil perceber as cenas que a autora quer dar ênfase através do detalhamento das cenas. Houve dois momentos de grande tensão no enredo. Um antes do casamento dos protagonistas e outro ao final do livro. Elizabeth é uma personagem que acaba sofrendo por antecipação, justamente por pensar demais, o que faz o leitor sonhar, sofrer e amar junto com ela. Elizabeth é uma personagem tão bem construída que é impossível qualquer mulher não se identificar um pouquinho com ela e sentir inveja dela também!

“Uma vez ouvi que a alma deseja, precisa e almeja conhecer-se através da experiência, de testes na vida, de quedas, de lutas. Ouvi também que não devemos procurar esquecer o passado: o que passou serve de lição, procuremos mudar o futuro, foco no presente.”

Antônio se tornou um homem melhor com Elizabeth e por isso a ama, ele também tem seus momentos de insegurança. E um pequeno deslise dele pode mudar todo “o andar da carruagem”. Mais uma vez Beth precisa se mostrar forte e determinada e decide lutar por seu homem, esse homem que tanto ama.

“Amar é uma decisão e uma escolha minha filha, simples assim. A felicidade é uma decisão. Minha filha, você escolheu amar esse homem, então escolha ser feliz ao lado dele e será.”

Repleto de frases marcantes, citações de músicas. Um livro que me fez rir, chorar, me fez sentir raiva, desespero, amor. Um ótimo livro para quem gosta de leituras leves, românticas, com uma pitada de momentos calientes. E o Antônio, ahh o Antônio é de arrancar suspiros de qualquer uma! 

“Gata, a gente constrói nossa alma gêmea. Eu posso ser a sua e você a minha. A gente tem que se dar a chance de ser feliz. Investir na gente sabe? Tempo. ‘Não encontrar o amor é não encontrar a vida’. Nos dê uma chance!”



Por que eu? - Sinélia Peixoto
Ano: 2015 / Páginas: 493
Editora: Chiado

Onde comprar?






2 comentários: