}

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

[RESENHA] O primo Basílio, Eça de Queirós

Por Amanda Medeiros

O Primo Basílio


Sinopse: Mestre do estilo e da narrativa, Eça de Queirós traça um retrato pormenorizado da tradicional família da média burguesia de Lisboa. O livro narra a história de Luísa, jovem sonhadora e leitora de romances, que se envolve com seu primo e primeiro amor, Basílio, enquanto o marido, Jorge, viaja a negócios.



José Maria Eça de Queirós foi um dos maiores nomes da literatura portuguesa escrevendo romances que foram marco do realismo português. Em sua época, o autor foi um dos precursores do movimento literário Realismo de Portugal, que tinha como principal característica descrever a sociedade assim como ela é, sem máscaras, sem romantismo e muitas vezes criticando, ironizando e satirizando o comportamento das pessoas. 


Falar de um clássico da literatura portuguesa não é nada fácil, mas “O Primo Basílio”, obra publicada em 1878, possui muitas destas críticas sociais que são muito visíveis durante a litura da obra.

A história ocorre na cidade de Lisboa, onde Luísa, uma moça romântica e sonhadora, era casada com Jorge, um homem bem-sucedido e que provinha o sustento da casa. Casados e felizes costumavam receber amigos e levavam uma vida tranquila. Apesar de seu marido não aprovar, Luísa mantinha uma amizade com uma antiga colega, Leopoldina, vista com maus olhos pela sociedade por suas contínuas traições e adultérios. Jorge não gostava de recebê-la em sua casa, mas mesmo assim, Luísa o desobedecia.

As coisas começam a mudar quando Jorge precisa viajar a trabalho, deixando a esposa sozinha com as empregadas. Durante a ausência do marido, Luisa recebe uma visita inesperada de seu primo Basílio, que acabara de chegar da França e com quem havia tido um breve relacionamento. Basílio reconquista o amor de Luísa que por sua vez não resiste ao charme do primo, cometendo o adultério com este.

Uma das empregadas da casa se chamava Juliana, e esta era invejosa, ambiciosa e amarga. Juliana acaba descobrindo o romance entre Luísa e Basílio e começa a chantagear a patroa, obrigando-a a servi-la como se fosse ela a dona da casa, e exigindo muito dinheiro pelo seu silêncio. Transformada de senhora mimada em escrava, Luísa começa a adoecer.

Ao pedir dinheiro e ajuda ao primo, este recusa e volta para França, não deixando alternativas à Luísa que precisou pedir ajuda a um amigo de seu marido, Sebastião, que com a ajuda de um policial, consegue tirar de Juliana, uma carta dos amantes. A empregada que tinha a saúde fraca acaba falecendo com o susto. 

Basílio envia da França uma carta a Luísa, intermediada por Jorge que descobre a traição da amada. Exige explicações da esposa porém ele a perdoa pois sentia um grande amor por esta. Mas o frágil estado de saúde de Luísa faz com que ela não resista e morra. Após a morte da amada, Jorge abandona a casa onde haviam vivido e tempos depois, Basílio volta a Lisboa e descobre que  Luisa havia falecido. Basílio responde com uma indiferença impiedosa à notícia.

Existe, no livro, uma grande crítica a respeito de uma sociedade traidora, que comete adultérios, a exploração da sexualidade. Nota-se a influência do Romantismo Inglês quando o autor cita Walter Scott e outros autores de grande importância neste período. Porém, ao mesmo tempo que cita obras românticas, Eça critica o Romantismo: o tempo passa e o que é romântico fica para trás.  A personagem Luíza é muito influenciada pelo romantismo, e ao mesmo tempo que o autor o critica, também critica a protagonista mostrando uma personagem ingênua, frágil que mascara a realidade.

Algumas personagens são marcadas pela baixeza de caráter como as personagens do primo Basílio e da empregada Juliana. Ambos se mostram traidores. 

Também é notada uma crítica à religião. Ao mostrar a sociedade como ela realmente é, ao descrever com clareza e perfeição traços psicológicos da sociedade, o autor acaba "exaltando" os pecados e o pecador, podendo notar portanto a negação do catolicismo neste período realista.

Esta não é uma leitura fácil, possui muitas palavras desconhecidas mas com certeza é uma ótima leitura. E apesar de tanto tempo se passar após a publicação desta obra, as criticas ainda continuam sendo atuais.


CLASSIFICAÇÃO:


Um comentário:

  1. Olá, tudo bom? Estou lendo este livro para uma apresentação na escola e wow, é tão grande e está a me deixar entediada. Resolvi então, ler alguma resenha e achei esta na qual amei e também me incentivou a ler o livro. Bela resenha. Ah, claro, obrigada pela ajuda!
    Abraços.

    ResponderExcluir