}

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

BIENAL DO LIVRO: um sonho de consumo


 Bienal! Eu não fui.



Olá leitores queridos! Espero que estejam muito bem e não estejam chorando as pitangas por não terem conseguido ir à Bienal do livro no Rio, assim como eu.

Todo bom leitor tem o sonho de ir ao menos uma vez na vida em uma Bienal do Livro, participar da programação, de debates e sessão de autógrafos dos seus autores favoritos. Também querem participar do lançamento de livros, aproveitar as promoções que sempre acontecem nos últimos dias de feira. Mas, como nem todo bom leitor possui disponibilidade ou dinheiro o suficiente para poder pagar uma viagem até estes grandes centros que ocorrem eventos maravilhosos como a Bienal, acabam chupando o dedo em suas casas sem poder participar como queriam, acompanhando o evento apenas pela internet, televisão, ou ainda acompanhando as fotos de seus amigos leitores que puderam ir a estes eventos. E quando os amigos podem comparecer bate aquela invejinha branca e a gente sempre torce para que eles sejam nossos amigos de verdade e pelo menos tragam um livro que a gente gosta ou no mínimo um marcador de páginas, afinal os marcadores são distribuídos gratuitamente e eles nem precisariam desembolsar uma grana para comprá-los não é mesmo?!

Enfim, a Bienal acabou, eu não pude ir assim como muitos brasileiros amantes da leitura também não puderam.E por isso estou fazendo este post sobre o evento e os seus acontecimentos.

O evento ocorreu de 3 a 13 de setembro de 2015, no Rio de Janeiro e contou com uma programação incrível de dar inveja a todos que não puderam ir. O valor era de apenas de R$ 16 a entrada inteira e R$ 8 a meia-entrada.

Segundo fontes da G1, foram aproximadamente 3,7 milhões de títulos vendidos e público de 676 mil visitantes nesta Bienal, batendo recorde do evento anterior em 2013. A próxima edição será realizada entre 31 de agosto e 10 de setembro de 2017 no Rio de Janeiro, mas antes disso haverá a edição em São Paulo, 2016, que promete até ter um aplicativo de celular para ajudar o público a escolher a programação adequada. 


Argentina homenageada: Argentina foi escolhida como país homenageado nesta Bienal. Participou com um stand de 400m² onde foram exibidos diversos aspectos destacados da identidade do país. O stand contou com um auditório batizado como “Manuel Puig” em homenagem ao autor de “O beijo da mulher-aranha”.





A Bienal também também homenageou Maurício de Sousa, que comemorou 80 anos no evento e teve uma exposição especial com 190 metros quadrados. Os visitantes acompanharam uma retrospectiva com a evolução dos desenhos de seus principais personagens. 



A Bienal também contou com muitos outros nomes em seus eventos como Kéfera Buchmann, a blogueira de 22 anos que acaba de publicar sua autobiografia "Muito mais que 5 minutos". Em uma semana, o livro vendeu 100 mil exemplares, 15 mil deles na bienal.


O blogueiro Rafael Moreira também marcou presença na Bienal.



Assim como a escritora norte-americaca de 25 anos, Anna Todd , autora de "After" e "After - Depois da verdade".



E a Colleen Houck, autora da saga "A maldição do tigre", marcou sua presença no evento indo a caráter, lançando sua nova saga "O despertar do príncipe".




Também estiveram presentes os autores brasileiros Isabela Freitas "Não se apega não"; Pedro Gabriel "Eu me chamo Antônio"; Paula Pimenta "Fazendo o meu filme"; Carina Rissi "Perdida"; Eduardo Sphorn "A batalha do Apocalipse"; Carolina Munhóz e Sophia Abrahão "O mundo das vozes silenciadas"










Assim como a norte-americana Collen Hover compareceu a um bate papo com seus leitores 


E Josh Malerman, autor de"Caixa de pássaros"


Estes foram apenas alguns dos autores que estiveram presentes na Bienal do Rio 2015. Muitos outros escritores marcaram sua presença no evento e muitos deles não tão conhecidos mas que também contribuem para a literatura brasileira. Quero apenas agradecer a estas pessoas que fazem da nossa vida um conto de fadas ou um pesadelo mortal, mas que nos permite viver várias vidas em apenas uma.

Esse foi um pouquinho da Bienal para vocês! Quem sabe na próxima não nos vemos por lá!
Até a próxima...

2 comentários:

  1. Oi Amanda tudo bem, percorrendo as fotos da Colleen acabei vendo aquela que ela tirou com todos e eu estou bem na frente ao lado dela kkkkkk Robert´s
    Mas essa bienal encontrei bem pouco blogueiros, a crise realmente pegou a todos de surpresa, eu moro perto e deu para aproveitar 6 dias. Adorei seu blog!
    Bjkas
    Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa que bacana Danielle! Muito bom poder participar desse tipo de evento! Fico feliz por ter se achado na foto e fique sabendo que gostaria muito de estar ao seu lado! rsrs Beijos!

      Excluir