}

quinta-feira, 25 de junho de 2015

[RESENHA] A verdadeira Bela, Li Mendi


A verdadeira Bela:


A Verdadeira Bela
Autora: Li Mendi
Editora: Editora Highlands
Gênero: Literatura Nacional / Romance
Páginas: 157

Sinopse:Nicole está prestes a entrar para uma agência de publicidade famosa e lá enfrentará o conflito entre a auto-imagem e a visão distorcida dos seus colegas a seu respeito. A pressão psicológica que acontece com bullying nas redes sociais será vencida por um grande amor, que surge para fortalecê-la e protegê-la de todos os preconceitos.
Fernando é admirado por seu dinheiro e poder, mas, no fundo, luta contra uma secreta baixa auto-estima. Com medo da própria imagem que forma no olhar do outro, ele se critica e se fecha. Até que um dia seu caminho se choca com o de Nicole e os dois aprendem juntos que o amor não é cego. Ele vê com clareza o que nem todos veem: a verdadeira beleza completa do ser amado.
Com muito bom humor, este livro irá tomá-lo do começo ao fim e envolvê-lo em uma estória que fala de um homem tentando entender o seu passado e de uma garota lutando pelo seu futuro. De repente, os dois se veem um de frente para o outro e descobrem a essência de um amor eterno.



Bom, a primeira coisa a dizer sobre este livro é que ele é único! Nunca li nada igual ou parecido. É tão comum hoje em dia você ler um livro aqui, outro lá e pensar: “Nossa, como isso é parecido com aquele livro que li outro dia desses!”. Este definitivamente é único, começando pelo estilo da Narrativa.

O livro é inteiro narrado em primeira pessoa, onde além de personagem o narrador também é protagonista. Na verdade, o livro possui dois narradores que se alternam: o casal Nicole e Fernando. Gosto muito de livros que possuem a alternância de narrador visto que o leitor consegue visualizar a história de uma maneira mais ampla, conhecendo melhor a profundidade psicológica das personagens. Este livro ainda possui uma particularidade, com uma característica bem marcada de narração no estilo machadiano onde o narrador conversa com o leitor, o que foi uma ótima surpresa!

Podem chamar de capricho, leitores, mas era uma necessidade de desvendá-la, abrir a pétala até colher o pólen no centro.(p 27-28)

Como já disse, existem duas personagens principais na história que compõe essa linda história de amor, um conto de fadas atual, que se passa na cidade do Rio de Janeiro: Nicole e Fernando. 

Nicole é uma personagem forte, atrapalhada, engraçada e que fala sem parar. Não possui travas na língua, fala o que quer e quando quer. Como ela mesma se auto-define ela é verdadeira e amiga. Recém formada em publicidade, a jovem corre atrás de seus sonhos e com o objetivo de crescer profissionalmente intitula o “dia mais feliz de sua vida” como o dia em que fará uma entrevista muito importante numa empresa TOP do mercado publicitário. Mal sabia ela que aquele seria o primeiro dos melhores dias da sua vida...

Na minha cabeça, a cena parou como no filme Matrix [...]. Havia um homem de negócios ainda limpo. Havia um lutador peso pesado. Havia um homem de olhos azuis escuros cansados. (p 7)

Fernando é um homem bem sucedido, grande como um lutador de judô, boxe ou todos os tipos de lutas juntas. Apesar de ser lindo e dono dos olhos azuis que encantaram Nicole desde o primeiro momento em que se esbarraram, o protagonista é inseguro quando o assunto é o amor. Fernando acredita que as pessoas se aproximam dele apenas por dinheiro e para ele a vida não fazia mais sentido, mesmo sendo um homem com um belo carro na garagem e filhos esperando por ele todos os dias após um dia de trabalho.

Eu já paguei muitas pessoas para me dizerem como ser feliz: terapeutas, psiquiatras, psicólogos freudianos e cognitivistas. Quem sabe uma temporada em um hospício não cairia bem? (p 21) 

Tanto Nicole quanto Fernando se sentem atraídos um pelo outro desde o primeiro instante e Fernando acaba descobrindo o motivo. Nicole acaba mudando a vida de Fernando de tal maneira que ele não consegue mais saber como era a vida antes da chegada de Nicole. Os dois precisam descobrir da onde vem tanto amor e precisam descobrir que realmente se preocupam um com o outro.

Um romance muito gostoso, uma leitura rápida e um livro que te prende desde a primeira página. Há livros que precisamos ler alguns bons capítulos para poder pegar no ritmo. Este não. Há uma identificação imediata com a protagonista e com isso você ri, sofre, e chora junto com ela. Cheguei a sentir raiva das personagens que por vezes não falavam tudo o que pensavam ou omitiam alguns fatos um do outro. As vezes eu pensava comigo mesma "Pronto agora eles vão se declarar e vai ficar tudo bem" mas sempre acontecia algo para impedir. A autora conseguiu me levar para esse universo publicitário, usando um vocabulário próprio e me fez sentir inveja desse amor tão belo e singelo. 

Os homens normais que me perdoem, mas os bonitos arrancam de mim o que querem com mais facilidade. (p43)

Um tema muito atual abordado pela autora foi o bullyng no trabalho. Por vezes pensamos "isso é coisa de criança" mas não nos damos conta de que o bullyng pode estar mais perto do que imaginamos. Pode estar dentro de casa, no trabalho, na rua, na escola, em qualquer lugar. Há quem não queira enxergar, mas ele está ali e atitudes precisam ser tomadas com relação a isso. Quando o Fernando toma as devidas providências com relação a esse tipo de comportamento no trabalho a autora mostrou que isso pode ser um crime e com certeza as consequências foram justas.  Acredito que a autora tenha sido muito feliz em abordar o tema no livro, de forma não tão reflexiva mas de forma a mostrar a grandeza do sofrimento que é causado.

O tem principal do livro como já sabem é o amor entre as personagens e o elo de ligação que elas possuem. Fernando encontra uma oportunidade, uma segunda chance e precisa aproveitar pois só assim ele terá uma vida feliz.
A vida não é boazinha e nem sempre nos concede segundas chances! Será que eu não entendia essa lição uma vez por todas? Nos desviamos do caminho que já sabemos ser certo e depois chamamos de destino! (p 126)

Dada a segunda chance pela vida (ou quem sabe até o destino?), Fernando a agarra com todas as suas forças e resolve que precisa esquecer o passado. Com um final feliz digno dos contos de fadas, a autora encerra a obra com um gostinho de quero mais. Como será que seria a vida deles após o final? Queria saber... 

Obra indicadíssima!



Ficou com vontade? Quem quiser comprar esse livro pode entrar em contato com a autora pelo e-mail li@limendi.com.br (Ela indica por e-mail uma conta pra você depositar na lotérica -super fácil- e depois te manda autografado em seu nome pra sua casa e com marcador!) Ele está com um preço super especial! Aproveitem. 
Ela também possui outros títulos. É só conferir em seu site limendi.com.br/comprinhas (Lá você encontra as capas, sinopses e o primeiro capítulo dos livros). 
Tá sem grana no momento? Então, aproveite que a autora liberou mais de 13 títulos free em PDF no seu site pra leitura. Acesse limendi.com.br/livros E você também pode ler nos aplicativos Wattpad e Widibook no seu celular ou tablet. Viu que dica legal? Até a próxima!!!



A autora:

Li Mendi

A autora Li Mendi escreve desde 2006 na web e já possui 10 mil fãs em sua fanpage. Semanalmente, ela publica seus livros abertos, que são seguidos pelo grupo de leitores fiéis, que se reúnem em um fanclube com já 1200 integrantes. Neste, debatem temas sobre literatura, fazem encontros online para fóruns e comentam suas opiniões sobre o andamento dos enredos. Ela também é embaixadora da rede social Widbook, onde tem o blog Vida de Autor, onde escreve dicas para novos autores iniciantes e conta um pouco sobre a sua experiência. 

Este trabalho interativo já rendeu mais quinze livros online, que você pode ler gratuitamente no portal da autora, além dos impressos: O amor está no Quarto ao Lado, Coração de Pelúcia, A verdadeira Bela e Alma Gêmea Por Acaso). 

Li Mendi é jornalista e publicitária formada pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, tem 29 anos, é geminiana e mora no Rio de Janeiro. Casada, sem filhos, ela escreve todos os dias e se comunica com os leitores após sua jornada de trabalho. Seus próximos livros abertos começarão no wattpad, a rede social de livros, onde já há as obras da autora registradas. Essa é uma novidade para que mais leitores desta rede se divirtam com as suas estórias, que possuem algumas características: como textos leves, engraçados e com narração dos dois pontos de vistas: do personagem feminino e masculino.

Quer conhecer a autora nas redes sociais e baixar seus livros no seu site, anote aí:
  • site: limendi.com.br
  • e-mail: li@limendi.com.br
  • perfil da autora:facebook.com/escritorali.mendi
  • fanpage: facebook.com.br/limendi
  • grupo Fã-Clube:facebook.com/groups/faclubelimendi
  • wattpad: wattpad.com/user/LiMendi
  • widbook: widbook.com/profile/li-mendi-8709
  • instagram: @autoralimendi
  • twitter: @limendi
  • pintrest: pinterest.com/limendi

2 comentários:

  1. Oi xará!!!Tem um tempo que não leio um resenha de alguém falando que o livro sai dos padrões. Gostei bastante da resenha !

    Beijos !
    http://sushibaiano.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá xará! Realmente foi um livro diferente e que me prendeu desde a primeira página!
      Leitura recomendada!

      Excluir