}

terça-feira, 14 de julho de 2015

[RESENHA] Quem é você, Alasca? - John Green



Quem é você, Alasca?

Olá leitores! Com a vinda do John Green ao Brasil, seus livros viraram moda! Isso mesmo, todo mundo quer ler John Green. 

Por enquanto eu li apenas dois livros dele: A culpa é das estrelas e Quem é você, Alasca?, e vou dizer que ele realmente escreve muito bem, porém considero o livro A culpa é das estrelas muito melhor. 


Quem é você, Alasca? foi o segundo livro deste autor que li. É um livro de leitura fácil e bem juvenil. As personagens são jovens e estão a conhecer o mundo fora da casa dos pais. 

O livro é narrado em primeira pessoa pela perspectiva de  Miles Halter, um rapaz nerd que costuma colecionar as últimas palavras de pessoas importantes e procura um Grande Talvez para a sua vida.
Miles, posteriormente apelidado como "Gordo" por ser magro demais, vai morar em um colégio interno onde acaba conhecendo seus novos e talvez únicos amigos: Coronel (Chip) que acaba se tornando seu companheiro de quarto, Takumi, Lara e claro, Alasca.  

Alasca é menina bela, encantadora, porém que esconde seus medos e perturbações que dá um ar de mistério na estória. para Alasca não há limites que não possam ser quebrados o que faz com que muitos se apaixonem por ela. Porém esconde por traz desta máscara uma garota frágil e cheia de traumas familiares. 



Gordo, Alasca e os amigos de colégio vivem juntos várias aventuras e gostam de correr certos riscos mas ao mesmo tempo querem a segurança familiar. Alasca por mais encantadora e forte que pareça, não escapa dos problemas familiares, não consegue mudar o seu passado e em um ato de desespero ela pode mudar todo o desenrolar da estória. Enquanto Gordo e seus amigos precisam encontrar o Grande Talvez e desvendar alguns mistérios envolvendo este ato desesperado de Alasca.
John Green realmente consegue nos surpreender com os acontecimentos do livro. Uma estória bela, triste, encantadora, que faz o leitor rir, se divertir, se imaginar no lugar das personagens, chorar, tentar desvendar os mistérios de Alasca.Um livro muito bem escrito, porém como já disse inicialmente, uma leitura bem juvenil. 

Uma coisa que percebi nestes dois livros de John Green é que o núcleo gira em torno de uma personagem nerd e sem amigos que com o decorrer da estória acaba mudando muitos conceitos, fazendo amizades e se apaixonando. Claro não se pode esquecer do ponto principal: a morte de uma dos protagonistas. Como já disse, não li outros livros do mesmo autor mas a "fórmula" me pareceu a mesma tando do livro A culpa é das estrelas quanto de Quem é você, Alasca?. Será que esta é a fórmula do sucesso do autor? Fiquei curiosa para conhecer outros títulos dele. 



Este livro possui diversas capas e as deixarei aqui algumas das capas juntamente com a sinopse.

Sinopse:

Quem é Você, Alasca? - Miles Halter leva uma vida sem graça e sem muitas emoções na Flórida. O garoto tem um gosto peculiar: memorizar as últimas palavras de grandes personalidades da história, e uma dessas personalidades, François Rabelais, um escritor do século XV, disse no leito de morte que ia em busca de um Grande Talvez. Para não ter que esperar o próprio fim para encontrar seu Grande Talvez, Miles decide fazer as malas e partir. Ele vai para um internato no ensolarado Alabama, onde conhece Alasca Young. Ela tem em seu livro preferido, O general em seu labirinto, de Gabriel García Márquez, a pergunta para a qual busca incessantemente uma resposta: Como vou sair desse labirinto? Miles se apaixona por Alasca, mesmo sem entendê-la, e o impacto da garota em sua vida é indelével.












5 comentários:

  1. Eu também já li a culpa é das estrelas e confesso é ótimo mesmo, e esse livro de john Green, eu já ouvi falar coisas boas deles, me falaram que é ótimo mesmo. E pela sua resenha que acho que vou gostar pois sou um pessoa que curte muito coisas de adolescentes, ava eu sou uma rs, mais gosto muito de ler livros que fala sobre isso rs.
    Vou comprar, mais um que você fez resenha vai entrar para minha lista de compras rs. Beijos.
    http://atraspenteadeira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Gostei em partes, é um livro muito bom, porém não gostei da personagem principal morrer, já percebi que o autor segue essa linha.... 😘😘

    ResponderExcluir
  3. Bom minha relação com Alasca é meio conturbada eu sou apaixonada pela rebeldia dela mas quando finalizei o livro fiquei revoltada com a rebeldia que eu tanto amava, ela foi tão rebelde ao ponto de se finalizar ou não ?
    Uma relação de amor e ódio .

    ResponderExcluir
  4. Ameeeeiii! Todo mundo indica muito esse livro e eu sou doida pra ler. Depois de sua resenha vou comprar com certeza!
    http://meninadalivraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que tenha gostado! Preciso te dizer que este livro não é um livro muito feliz. Mas vale a pena a leitura! Volte sempre!

      Excluir