}

quinta-feira, 23 de julho de 2015

[RESENHA] Crônicas e Absinto, Camila Gatti

Por Amanda Medeiros

Crônicas e Absinto 

Questionamentos sinceros de uma jovem pensadora




Ano: 2015 / Páginas: 136
Editora: Camila Gatti (publicação exclusiva e independente), via Amazon/Kindle

Crônicas e Absinto - E assim, o pensamento é contado, para maravilhar seus olhos, instigar sua mente, te fazer sorrir, pensar e te elevar a um nível superior :). 41 crônicas escritas em formatos de histórias fabulosas, reflexões, conversas-de-bar, pensamentos políticos, filosofia analisada, indicações de filmes/livros/citações diversas, oferecidas em forma de novos ares.                                    



Este livro, Crônicas e absinto, é um livro diferente de tudo o que já li. Quando li a sinopse, esperava crônicas divertidas, com um ar de ironia sobre política, religião, etc.Engano meu. Descobri que estava completamente enganada quando iniciei a leitura deste livro. 

Recheado de questionamentos, a impressão que eu tive com a leitura é que Camila passa uma indignação com o conformismo e falta de atitude das pessoas e acredito que tenha escrito este livro com o intuito de fazer as pessoas enxergarem além, muito além do que veem.

Algumas crônicas possuem o conteúdo mais leve, onde a autora reflete sobre lendas, filmes, estórias que passam de pai para filho. Contudo são reflexões onde a autora sempre mostra que precisamos nos conhecer, conhecer nossos desejos, nossos objetivos. Precisamos sempre respeitar as pessoas ao nosso redor e precisamos respeitar o nosso planeta. Procurar sempre ser feliz Agora e não deixar para depois, valorizar o presente. 

Umas das crônicas que me chamou muita atenção foi a crônica 31 "Elogios- sementes de felicidade", onde a autora  menciona o filme estrelado por um dos meus atores preferidos, Johnny Depp, "O mundo imaginário do Dr. Parnassus". No filme Dr. Parnassus permite às pessoas que viajem num mundo de imaginação sem limites por meio de um espelho mágico, espelho que reflete o interior de cada indivíduo. Na crônica inspirada neste filme, a autora mostra que somos o que pensamos e não o que aparentamos ser. Somos o que plantamos e que devemos plantar o bem para colher o bem. O Universo conspira a favor da bondade.  

O que plantamos? O que cultivamos? O que estimulamos? Os pensamentos, as ações são sementes plantadas no pomar do Universo.

A autora também faz diversos questionamentos sobre a política, corrupção, saúde, sem papas na língua, mostrando sua indignação com os salários absurdos dos parlamentares, a casse médica que só pensa em dinheiro, a distribuição de bolsas pelo governo, que ao invés de estimular as pessoas a buscarem algo a mais para suas vidas, estimulam o conformismo. Critica a mídia e como ela manipula as informações e como nos tronamos "marionetes" através dessa manipulação.

Sobre a religião, muitas vezes a autora utiliza um pensamento um pouco místico, acreditando em poderes de cristais, amuletos, mas sempre acreditando que existe uma força interior e que Deus está dentro de nós mesmos. Porém este ponto pode ser algo que não agrade a todos os leitores visto que existem diversas religiões e cada um possui uma crença. Mas como um bom leitor acredito que por mais que não acredite, deve-se respeitar a opinião e a crença do outro e sempre tirar coisas positivas disso, valorizando coisas boas e "fazendo o bem sem olhar a quem". 

Crônica 28Questão de persperciva- de nossas vidas ( ‖    )
Uma foto é uma ação cogelada no tempo: é a tecla pause.Um vídeo é o tempo arquivado: é a tecla rec.Está se perguntando sobre a tecla play? Olhe-se no espelho, veja o presente.

Sobre a autora:

CAMILA GATTI


Entusiasmada, curiosa pela vida, em saber como tudo funciona. Dedicada em fazer sempre o melhor, seja na vida pessoal ou profi­ssional. Quando criança, perguntava milhões de porquês à mãe; agora adulta, mergulha nos livros, fi­lmes e conversas em busca das respostas. Fascinada pela natureza criada por Deus, ama também a metrópole construída pelo homem. Acredita que cada atitude e/ou pensamento faz diferença. Brilhante como a Luz, é assim que quer ser. Recentemente recebeu a Comenda de Membro Imortal Correspondente número 36 da Academia Luminescência Brasileira (ALUBRA/Araraquara), o Prêmio Melhores Poetas Lusófonos 2015 (evento realizado pela Editora Mágico de Oz), e integrante do quadro acadêmico da Academia de Letras e Artes de Fortaleza (ALAF)

Ficou interessado neste livro sobre reflexões e questionamentos? Então acesse os links para a compra!

5 comentários:

  1. Nossa eu sou muito apaixonada por crônicas também tipo, é uma coisa espetacular, principalmente crônicas de pensamentos, e reflexões são um encanto né?
    Tipo você viaja de verdade, é de mais. Quero esse livro também, meu deus aja dinheiro para comprar tanto livro que quero rs.
    http://atraspenteadeira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Adorei, crônicas de pensamento e reflexão é um máximo!!! Tenho certeza que é uma leitura diferenciada

    ResponderExcluir
  3. Adoro crônicas principalmente quanto elas te revelam uma realidade que precisa de um toque de fantasia para deixar os nossos dias melhores.

    ResponderExcluir