}

sábado, 23 de abril de 2016

23 de abril dia Mundial do Livro. E o livro nacional, presta?

Por Amanda Medeiros


Olá meus amores!  Hoje, dia 23 de abril é dia internacional do livro. Hoje também é comemorado o dia dos Direitos de Autor. A Unesco criou a esta data "Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor" para encorajar as pessoas, especialmente os jovens, a descobrirem os prazeres da leitura, e a ganharem um novo respeito pela contribuição dos autores de livros através dos séculos.

Sei que hoje NÃO é o dia Nacional do livro (29 de outubro), mas como hoje é dia mundial do livro, por quê não falar um pouquinho dos nacionais? 


                                



Não é segredo pra ninguém que eu adoro livros nacionais e apoio a literatura brasileira e novos autores. O que acontece é que muitos dos novos autores resolvem escrever seus livros sem um mínimo de pesquisa ou com ideias que ficam longe de serem originais. Mas um livro mesmo com uma ideia já utilizada por outros autores ou temas que muitos autores já utilizaram, pode sim se tornar um bom livro desde que o autor seja criativo na sua escrita e inove de alguma forma, seja na construção das personagens, seja na construção do ambiente, ou seja na presença de aspectos psicológicos que muitos autores estão utilizando ultimamente. 

O que acontece frequentemente é que novos autores escrevem um livro e baseiam- se em filmes, séries ou outros livros conhecidos ou não (acreditem, já li  livros assim) e isso faz com que pareça uma cópia de determinada obra. 

Outro erro bastante comum dos novos escritores é que muitos não mandam o livro depois de pronto para revisão e por isso muitos livros que os autores disponibilizam em PDF ficam com erros de concordância, redundância e se tornam extremamente cansativos de serem lidos.

Muitos desses autores propõem parcerias com blogueiros lliterários e acreditam que nós temos o DEVER de ler estes livros e fazer uma resenha positiva do mesmo. Ainda pedem ajuda para divulgação da obra. Não sou blogueira há muito tempo, mas já me deparei com alguns casos assim.

Quando lemos um livro, nós queremos nos encantar pela história, e não queremos nos deparar com divergências durante a mesma. Não imaginamos nos deparar com um baita erro de gramática ou concordância que acaba deixando o leitor confuso e cansado de tentar adivinhar o que o autor quer dizer.

Este é um dos motivos pelos quais muita gente diz que "Livro nacional não presta". Eu discordo totalmente dessa opinião e acredito que tem muito livro nacional bom sim! Prova disso é a próxima resenha que vou postar: Uma/Duas, da Eliane Brum-aguardem!

Acredito que tenha muita gente despreparada no mercado e muita gente que quer escrever um livro na esperança de ficar famoso, mas não quer gastar para isso. 

Todo bom livro passa por revisão. Mesmo com revisão, em alguns ainda encontramos grandes erros mesmo em livros de grandes autores. Portando, para os autores que estão iniciando  vão algumas dicas!

  • Não tente copiar séries, filmes, ou livros mesmo desconhecidos. Use e abuse da sua criatividade! Eu mesma adoraria poder escrever um livro, mas a criatividade aqui é zero. E a cópia de um episódio de uma série, de um filme ou livro não vai fazer com que sua obra seja bem vista. 

  • Peça para alguém revisar o seu livro. Se você não quer gastar muito, todos temos aquele amigo que adora ler e é muito bom na gramática. Peça ajuda dele mas de preferência, mande o livro a um profissional, ele já está acostumado com isto e achará muito mais erros do que seu colega!

  • Aceite as críticas! Nunca nenhum autor agradará a todos os tipos de público. Portanto sempre terá quem critique o seu trabalho. Algumas críticas você pode até relevar por que seu trabalho pode não fazer o estilo da pessoa. Mas muitas críticas podem sim ser construtivas e a partir daí, você poderá escrever muito melhor.

  • Pesquise! Principalmente se você for usar dados reais na ficção.  Não fique com medo de usar o Google!


E no dia do livro, nada como um bom livro para acompanhar seja nacional ou não. Bom, espero te tenham gostado e quem concorda é só deixar um comentário aqui embaixo. Se você discorda, fique à vontade para comentar também! Vou ficando por aqui pessoal! Até a próxima!  


Nenhum comentário:

Postar um comentário