}

quinta-feira, 2 de novembro de 2017

[RESENHA] Salem - Stephen King



Por Lidiane Medeiros


Olá amados leitores!

Vamos a resenha do mestre do terror, li esse livro na maratona literária do terror, que foi realizada no grupo do whatsApp do Saberes Literários. Tive alguns medos e pesadelos com a leitura o que me fez gostar muito da história.

Vamos sentir um pouco de medo?!


Salem


Stephen King

ISBN-13: 9788581050454
ISBN-10: 858105045X
Editora: Suma de Letras
Gênero: Terror
Páginas: 464
Ano: 2013

Nota 4/5



Sinopse: Ambientado na cidadezinha de Jerusalem's Lot, na Nova Inglaterra, o romance conta a história de três forasteiros. Ben Mears, um escritor que viveu alguns anos na cidade quando criança e está disposto a acertar contas com o próprio passado; Mark Petrie, um menino obcecado por monstros e filmes de terror; e o Senhor Barlow, uma figura misteriosa que decide abrir uma loja na cidade. Após a chegada desses forasteiros, fatos inexplicáveis vêm perturbar a rotina provinciana de Jerusalem's Lot: uma criança é encontrada morta; habitantes começam a desaparecer sem deixar vestígios ou sucumbem a uma estranha doença. A morte passa a envolver a pequena cidade com seu toque maléfico e Ben e Mark são obrigados a escolher o único caminho que resta aos sobreviventes da praga: fugir. Mas isso não será tão simples, os destinos de Ben, Mark, Barlow e Jerusalem's Lot estão agora para sempre interligados. E é chegada a hora do inevitável acerto de contas.

A história se passa na cidade de Jerusalém’s Lot, na Nova Inglaterra. Após a chegada de três forasteiros, o escritor Ben Mears, o senhor Barlow e o senhor Straker, começam acontecer fatos inexplicáveis que passam a perturbar a rotina da cidade.
Ben Mears, um escritor que retorna à Salem’s Lot para encarar seus medos de quando era criança. Ele decide escrever um livro sobre a mansão Marsten, que continuava o assombrando por causa de uma antiga experiência sua. Ben esperava com essa visita exorcizar esse antigo demônio de sua memória. Quando chega a Salem ele conhece Susan, uma moradora da cidade e eles acabam se relacionando, apesar do agradável encontro com Susan, seus dias em 'Salem não serão nem de perto os melhores da sua vida.

“Naquela noite, ele descobriu que seus velhos medos não haviam morrido, Permaneciam vivos, guardados nos baús da infância.”

Logo após a venda da casa Marsten coisas estranhas começam a acontecer na cidade, uma criança é encontrada morta, os habitantes começam a desaparecer sem deixar vestígios ou sucumbem a uma estranha doença, corpos somem misteriosamente do necrotério, covas abertas no cemitério, rola várias coisas estranhas na cidade. A morte passa a envolver a pequena cidade e chega a um ponto em que é visível e inegável a realidade.
Em meio aos dias que Ben está na cidade, ele faz amizade com Matt, um professor bastante respeitado por todos. Algo terrível acontece com Matt e a única pessoa que ele pode confiar é em Ben, e sabe que ele é um dos únicos que a acreditar e ajudá-lo a resolver esse grande problema.

''Chegou ao alto e se virou em silêncio para o corredor. A porta do quarto de hóspedes estava aberta. Ele a deixara fechada. Andando com cautela para não fazer barulho, ele foi até a porta e parou diante dela. A base de todos os medos humanos, pensou ele. Uma porta entreaberta.''
''Olhe para mim, pobre escriba. Pois escrevo em vidas humanas, e o sangue é minha tinta. Olhe para mim e desista!”

Depois desse acontecimento seus caminhos se cruzam com o de Jimmy, o médico do professor, Callahan, um padre que vive bêbado e praticamente perdeu sua fé, e Mark, um garoto que é fascinado por vampiros, por esse motivo se mostra mais útil do que nunca!
Juntos, tentarão combater o perigo que ameaça “Salem”, mesmo que isso custe às próprias vidas.
Esse é o segundo livro que leio do autor Stephen King, apesar de não ser uns dos meus gêneros literários preferidos, gostei da leitura.

“É tarde demais para esse melodrama – disse Barlow em meio à escuridão. Sua voz era quase pesarosa. – Não é necessário. Você esqueceu a doutrina da sua Igreja, não é? A cruz... o pão e o vinho... o confessionário... São apenas símbolos. Sem fé, a cruz é apenas madeira; o pão é apenas trigo Assad; o vinho, uvas amargas. Se tivesse abdicado da cruz, teria me derrotado mais uma noite. De certo modo, era o que eu esperava. Faz tempo que não encontro um adversário de valor. O menino dá dez de você, falso padre.” 

No inicio até mais ou menos umas duzentas páginas o livro é bastante assustador, tive até pesadelos com a leitura “rsrsrsrs”, mas depois não senti tanto medo não, mesmo assim não deixa de ter aquela pitada de terror. A escrita do King é bem detalhada, confesso que achei um pouco cansativa, mas tem momentos muito bons da leitura. King tem como estilo falar sobre cada um dos personagens que aparece na sua história, que achei bem interessante e deu riqueza a história. Por ter tantos personagens, às vezes eu ficava meio perdida “rsrsrs”, e me fazia algumas perguntas: "Espera, quem é essa pessoa mesmo? Onde eu estou? O que está acontecendo?”.

“Mas, em torno dos moradores, a bestialidade da noite irrompe em asas tenebrosas. A hora do...”

Sei que muitos já leram esse livro, mas não quis estragar o suspense, por isso não vou contar aqui o que ameaça a cidade e causa tanta tragédia.
Se você ficou curioso, leia, depois me conte o que achou da leitura. E você que já leu, me diga aí o que você achou de “Salem”!


Leia também:

Um comentário:

  1. SOCORRO, King sempre me deixa perturbada! 😯 Mas se eu gosto? MUITO! Se eu quero ler? COM CERTEZA!

    ResponderExcluir