}

sexta-feira, 27 de março de 2015

[RESENHA] Se eu ficar, Gayle Forman


*Contém spoiler*

Se Eu Ficar- download aqui
Gayle Forman
Ano: 2014 / Páginas: 224 
Editora: Novo Conceito

Skoob:  Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais – mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente – e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas.



Bom pessoal, confesso que não sou muito fã desses livros modinhas até mesmo por que sempre me decepciono com o livro e esse não foi diferente. Se eu ficar conta a história da Mia, uma violoncelista apaixonada por um cantor de banda pop, seu namorado Adam. Filha de pais roqueiros ela se sente um peixinho fora d'água quando está com sua família visto que é a única que gosta de musica clássica. Introvertida, não gosta muito de se socializar e possui uma única melhor amiga. Sim, Mia é uma protagonista chata e antissocial que quer viver no mundo dela, tocando seu violoncelo e sendo feliz assim. Adam, seu namorado, acaba tirando Mia de sua zona de conforto, já que ele é um garoto popular, o que faz Mia se perguntar se ela realmente gosta disso. 
Um acidente com sua família muda todos os planos de Mia. Neste acidente ela acaba tendo uma experiência extra corpórea e o livro acaba girando em torno deste momento onde Mia tenta entender o que aconteceu. Mia vê seu corpo em coma e não pode fazer nada sobre isso. Vê os médicos tentando salvar a sua vida, sua família e seu namorado sofrendo. Mas a escolha é dela, de ficar ou não. Sendo assim o livro transita entre passado e presente, tentando fazer alusões sobre o futuro (Por isso Se eu ficar).
É uma história simples, mas que ao meu ver poderia ter sido melhor trabalhada. O livro não é ruim, mas não é aquele livro que você diz "Nossa que livro!" Em alguns momentos eu me emocionei (sim eu me emociono com os livros) mas quando eu leio, me imagino no lugar do personagem principal e isso não aconteceu neste livro. Achei um livro distante da minha realidade (claro que utras pessoas possam ter gostado mais que eu)
Após ler o livro fui assistir ao filme. E gente,mais um filme melhor que o livro! Claro que como sempre o livro tem mais detalhes, mas acredito que o filme tenha tirado a essência do livro e transformado aquilo em sentimento. Com certeza o filme é mais bonito, mais poético do que o livro. 
Então vamos às notas. De 1 a 5.
Filme: 4
Livro: 3

Nenhum comentário:

Postar um comentário