}

sexta-feira, 17 de julho de 2015

[RESENHA] O quarto do sonho, Renata Dias



O quarto do sonho

Da série "Entre quatro paredes"
Livro #1
Autora: Renata Dias
Editora: Novos Talentos (Novo Século)
Páginas: 352
Ano: 2015


Sinopse: O Quarto do Sonho - Gabe é um estudante de psicologia que levava uma vida acomodada e sem grandes expectativas, principalmente no campo sentimental, e que, após ser confrontado pela irmã, permitiu entregar-se a uma viagem onde pôde vivenciar aventuras, situações inusitadas dentro do consultório e na vida pessoal. O livro retrata sua relação com a primeira namorada, experiências em um relacionamento com uma mulher que é completamente o oposto dele e que propiciou a realização de fantasias e, assim, a descoberta de um homem mais intenso e liberto. O quarto do sonho é um livro com linguagem de fácil entendimento, recheado de cenas calientes e detalhadamente explícitas... Permita-se experimentar esse sonho e desvendar os seus desejos reais!!!                         


Quando vi esse livro sendo divulgado no Instagram eu já logo pensei “Preciso deste livro” e entrei em contato com a autora renata Dias pra ver se poderíamos formar uma parceria e vocês não imaginam a minha alegria com a resposta positiva. Logo de início já sabia que o conteúdo seria bem “quente” e com sinceridade, adoro estes novos romances no estilo New Adult que estão surgindo. Tem gente que ache que esses romances são para as “mal amadas” para não falar o que as pessoas realmente dizem por ai. Porém acredito que seja uma visão muito preconceituosa desse tipo de livro e com certeza livros assim podem dar muitas ideias para apimentar a relação.

Certa vez disse que estava lendo “O quarto do sonho” em algum dos grupos do Whatsapp que participo, ouvi um rapaz dizer que “Agora só faltam reescreverem o Kama Sutra” e precisei ficar bem quietinha para não dar uma boa resposta a ele pois acredito que o conteúdo destes livros vai muito além das cenas apimentadas. Eles falam da relação, das dificuldades do casal, da rotina ou a falta dela, sobre muitos outros assuntos e neste livro particularmente existem muitos questionamentos sobre o relacionamento ser voltado somente a sexo. Será que isso é amor ou é só atração física?

Bom então vamos lá!


O quarto do sonho

O livro é escrito em primeira pessoa e o narrador é um homem. Isso mesmo, uma mulher escrevendo um livro sob a perspectiva de um homem, o que não é nada comum e isso logo de início já foi um ponto mais do que positivo no livro. A personagem principal e que narra a estória é Gabriel Rocha, um psicólogo que atende seus pacientes com a abordagem psicanalítica.

Gabriel é brasileiro e após o término de seus estudos em psicologia, resolve morar Nos Estados Unidos para se especializar. Sempre muito estudioso, Gabe não tinha tempo e nem dava espaço para ter relacionamentos duradouros, se apaixonar, viver aventuras, viajar e se permitir ser ele mesmo.

Abandonou amigos, família para viver um sonho mas ele nunca imaginaria que a necessidade dele ter um quarto só para ele mudaria a sua vida de ponta cabeça. Um profissional bem sucedido, porém a vida pessoal de Gabe era dependente de uma rotina, e quando conheceu Claire a mulher com quem resolveu dividir um apartamento Gabe se permitiu viver tudo o que não tinha vivido em sua juventude. Gabe se apaixonou, sentiu ciúmes e se permitiu viver diversas aventuras com Claire.
Na verdade, nunca havia ido a uma festa de verdade, tomado um porre e acordado de ressaca. Nunca havia sofrido por uma paixão não correspondida ou por uma dúvida não esclarecida. Entendi que nunca tivera medos porque nunca fora exposto ao mundo. E foi aí que tudo mudou.

Gabe que até então nunca havia sentindo nada daquilo e acreditava que aqueles sentimentos na verdade não existiam, não soube lidar muito bem com o que estava sentindo. A autora mostrou um lado muito humano dos psicanalistas e mostrou que eles sofrem, choram, sentem saudades, erram, perdem pacientes por diversos motivos (principalmente o envolvimento pessoal). A impressão que tive é que Gabe vivia no "modo automático" até se permitir viver de verdade e a partir do momento em que se permitiu mudar, Gabe mudou suas atitudes com sua própria vida.

A previsibilidade sempre foi um bálsamo para mim e só vivendo ao lado daquela mulher é que percebi que existe beleza no inesperado. todos os dias eu aprendia algo novo e a minha ingenuidade quanto a essas questões cotidianas asseguravam-me que eu ainda tinha muito o que aprender com ela. 

O livro foi escrito de forma cronológica e gostei muito da contagem dos dias se passando. O livro tem uma introdução da vida de Gabe de antes de conhecer Claire e depois basicamente acontece em três meses. Nesses três meses Gabe aprendeu a viver, e descobriu que estava vivendo um sonho, e que estava fugindo do seu verdadeiro "eu" durante toda a sua vida.

Cheio de questionamentos sobre relacionamentos entre casais, pais e filhos, Gabe vai apresentando ao leitor alguns de seus casos e caminhando para a solução, enquanto consegue nos surpreender com suas atitudes e com suas mudanças.

Existem algumas cenas realmente muito "quentes" e muitas vezes fiquei me perguntando "Mas como pode isso?". Coisas que nunca li em nenhum livro desse estilo e nada que pareça com algo que tenha lido.

No livro Gabe não sabe o que é o amor, e quando se apaixona e sente atração física perante aquela mulher linda, acredita que Claire é a mulher da sua vida. O que ele acaba se esquecendo é que Gabe e Claire são estremos opostos e quando uma amiga de anos visita Gabe, ele acaba estremecendo em seus sentimentos.

Os opostos se atraem, mas não se completam. O que completa a gente são as coincidências, as afinidades, os interesses em comum, curtir coisas parecidas e, principamente saber respeitar o direito de ir e vir do outro.

É um ótimo livro e a partir da metade eu já imaginava que Gabe faria alguma besteira. Pois ele viveu de olhos vendados até os seus 26 anos e quando abriu, seria normal que ele quisesse experimentar tudo o que poderia. Não acredito que Gabe tenha feito nada por maldade ou intencional, mas que realmente a situação o levou a agir da maneira que agiu no final.

Bom, o livro está recomendadíssimo e já estou aguardando ansiosamente a continuação pois quero saber o final dessa história. Será que Gabe Vai largar tudo? Sua vida, sua carreira para recomeçar do zero no Brasil? E se Gabe realmente largar tudo, será que Claire irá atras dele? Ou esta é uma página virada? Tenho várias curiosidades sobre o próximo volume. Que tal compartilharem essas curiosidades comigo?

Leiam e permitam-se!

3 comentários:

  1. Eu gosto muito de livros que falam sobre paixões tipo é bem legal, porque tem algumas que você se identifica né? aquela coisa de quando você ler um livro e se depara com uma paixão igual a que você já viveu é demais.
    Amei a resenha minha linda. Beijos.
    http://atraspenteadeira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Parece interessante, gosto desse estilo de livro, uma mistura de romance e aventura, confesso que só pela leitura da resenha, já fiquei com gostinho de quero mais!! 😘😘😘

    ResponderExcluir
  3. Concordo com você Amanda este tipo de leitura é bem legal, as vezes acaba ajudando casais que estão passando por situações difíceis no relacionamento, as vezes nos precisamos de um empurrão para melhorar as coisas e é muito legal que as vezes lendo um trecho de um livro como este por exemplo paramos e pensamos puxa vida não custa nada tentar vou me arriscar e tudo muda. Adorei a resenha Parabéns.

    ResponderExcluir