}

segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Escritores de Ivaí- Eliziane Manosso Streiechen

Por Patricia Christmann


Escritores de Ivaí



Todos adoramos ler, receber autógrafos, principalmente daqueles escritores famosos.
Mas você já pensou naquele escritor que esta sempre perto de você?
Aquele que você vê todos os dias, um professor, um colega, um vizinho...
Toda cidade tem seus tesouros, mesmo que muitas vezes não sejam divulgados. Na minha cidade não é diferente, temos vários escritores. E confesso, não sabia! Isso chega a ser vergonhoso! Falta incentivo!
Mas agora que estou desbravando esse caminho, quero dividir com vocês os tesouros da minha cidade. Ivaí.
Até porque pode haver um grande sucesso escondido por aqui.


A primeira escritora que quero apresentar a vocês é

Eliziane Manosso Streiechen



Alem de vários artigos, possui dois livros publicados e, até o final de 2016, será lançado o seu terceiro livro: “A aquisição da Libras em um contexto multilinguístico”.


Libras 
Aprender está em suas Mãos

ISBN-13: 9788580426649

ISBN-10: 8580426642
Ano: 2013 / Páginas: 146
Idioma: português 
Editora: CRV
Este livro, basicamente um manual, foi elaborado de maneira prática e objetiva para alunos e pessoas que desejam iniciar seu aprendizado sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras. Por ser uma língua, exclusivamente, de modalidade visual espacial, criamos um personagem para representar os sinais e expressões mais comuns da Libras. Inicialmente, elaborado para as aulas de Libras da Educação a Distância da Universidade Aberta do Brasil – UAB, rapidamente se tornou um grande sucesso de aceitação, e os pedidos incessantes por uma publicação de maior alcance, fez com que elaborássemos esse material, muito mais amplo e abrangente, sem perder, contudo, sua praticidade. O livro “Libras: aprender está em suas mãos” é, portanto, um material de apoio e estudo indispensável que deve acompanhar estudantes e interessados em qualquer lugar, promovendo assim uma interação rápida e fácil entre professores, intérpretes, alunos ouvintes e surdos no aprendizado da Libras. Além dos sinais básicos da Libras, ele traz uma discussão sobre a inclusão escolar, processo de escrita do aluno surdo, cultura e identidades surdas, contribuindo, assim, para que o leitor compreenda alguns parâmetros e elimine certos pré-conceitos em relação ao sujeito surdo e à comunidade surda em geral.




Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS

O livro “Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS” foi um material produzido para a autora trabalhar na Educação a Distancia da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Por isso, o Ministério da Educação (MEC) comprou toda a edição. 


Natural do município de Ivaí/PR - é doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Ponta Grossa/PR (2015-2019). Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste de Guarapuava/Irati/PR. Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica (INSULPAR). Possui graduação em Letras Português/Inglês e Bacharelado em Letras/Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina.  É tradutora/intérprete de Libras/Português (formada pela Secretaria de Estado de Educação do Paraná, 2003). Possui Adicionais nas áreas de Deficiência Mental e Auditiva. Atuou como professora no Centro de Atendimento Especializado para Surdos (CAES), na cidade de Ivaí, durante vinte anos e intérprete de Libras de 2003 a 2012 no Ensino Fundamental e Médio. Faz parte do Quadro Próprio do Magistério na Rede Estadual de Educação do Estado do Paraná/Núcleo de Ponta Grossa. Foi uma das fundadoras da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Ivaí. Foi diretora e professora da Escola Especial da APAE de 1998 a 2002. Atualmente, é professora da disciplina de Libras da Universidade Estadual do Centro-Oeste, Campus de Irati/Paraná, e atua também na Educação a Distância pela Universidade Aberta do Brasil. 

Muita coisa né!

Mas alem de tudo isso, Eliziane é uma cidadã dedicada e exemplar que merece reconhecimento. Seus livros vieram para ajudar as pessoas, tanto nós quanto as que possuem alguma dificuldade, a encontrar um caminho para a comunicação. Tão importante hoje em dia.
Ela é interprete em todas as horas, seja na rua, na escola, ou como eu presenciei, na Igreja.
Parabéns pelo seu ótimo trabalho e exemplo!
Que seus livros possam ajudar muitas pessoas!

Mais informações, entre em contato com a autora:
lizi_st@yahoo.com.br ou lizi.unicentro@yahoo.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário