}

domingo, 28 de maio de 2017

[RESENHA] Pelo Ralo, Ítalo Anderson

Por Amanda Medeiros



Pelo Ralo
Poesias que se foram
Ano: 2016 / Páginas: 50
Idioma: português
Editora: Scortecci
Sinopse: Um livro de poemas, de histórias escondidas em seus versos, um livro de amor entre a escrita e a leitura, o autor e leitor, a vida e a alegria. Em tom jocoso, Ítalo Anderson convida-nos a um passeio por nós mesmos, para explorarmos nossos amores antigos e recentes, viagens, dúvidas, receios, o vir-a-ser. Metalinguisticamente, propõe a palavra à palvra, jogando, brincando, questionando, refletindo, atualizando conceitos. Jovem, de espírito livre e centrado, o autor repassa seu universo literário, artístico, como um espelho, a refletir o que pensa e sente. Tudo isso provoca no leitor sorrisos, vontade de ir e vir, ficar, amar e estar solitário. Dá uma coisa de ir com o livro Pelo Ralo passear por aí, caminhar numa bela tarde, curtir boa companhia e, sobretudo, boa leitura.

Disponível em: http://amzn.to/2rxP7Mc


Poesia, simplicidade, analogias, desejo, decepções, sentimentos, medo. Essas são algumas palavras descritas pelas poesias presentes no livro. 

“Se a vida fosse um texto
Você a amaria do cabeçalho
Até o rodapé?”


Ítalo nos faz muitas vezes, em seus versos, questionarmos se estamos realmente aproveitando a vida como ela merece, se estamos vivendo devidamente e se estamos sabendo realmente virar a cada página terminada.
“E quando o fim da página chegar...
Que tal virar
Que tal?”
Quantas vezes nós não sabemos como virar a página de nossas vidas? Ficamos remoendo sentimentos, revivendo nossos erros e nos punindo por isso. Encontramos nos versos do autor, um sentimento de solidão, de incompreensão. Quem nunca se sentiu incompreendido, afinal? Mas ao mesmo tempo, existe uma vontade de viver, viver intensamente, de um modo que uma pitada de amor, alegria, compaixão, sofrimento e loucura façam parte desse modo de viver. 

“Eu gosto de ficar só
Mas não sozinho”

Repleto de questões ambíguas, Ítalo Anderson deixa suas palavras saírem pelo ralo, de um amor que se foi e que ainda não se tem certeza se esta volta é desejada. Vivendo intensamente, sem arrependimentos...

“Pois sabe que
Nem a vida
Nem o amor
Vão durar
Eternamente.”



Leia Também:

2 comentários:

  1. Adorei o titulo do livro, me deixou curiosa e sua resenha me deu a certeza de que tenho que ler!
    As citações são lindas e verdadeiras.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Realmente, as citações estão linda e bem colocadas. Linda sua resenha Parabéns

    ResponderExcluir